INSTITUCIONAL

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) foi fundada em 1º de agosto de 1949. Ela divulga e atende todos os interesses das agências do país que são associadas à indústria de comunicação, presente em todos os estados do Brasil, sendo a maior organização do setor na América Latina. As agências associadas respondem por cerca de 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, fazendo movimentar um aglomerado de 3.200 profissionais e 4.100 clientes. Entre as realizações da Abap, pode-se destacar a co-fundação do Conselho de Autorregulação Publicitária (Conar), o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), o Instituto Verificador de Circulação (IVC), o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (Forcom), o Fórum de Produção Publicitária e o Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). A Abap também serviu de exemplo à lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de cinco Congressos Nacionais de Publicidade. A entidade colaborou de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas. Além disso, a Associação é sister association de duas importantes entidades: Associação Americana de Agências de Publicidade (AAAA) e Associação Europeia de Agências de Comunicação (Eaca). A Abap também faz parte da Confederação da Publicidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPLP), sediada em Lisboa.

Embora várias agências goianas já fossem associadas à Abap Nacional, somente no ano de 2000 instituiu-se uma comissão provisória para a instalação da seccional Goiás. Esta comissão foi presidida pelo publicitário Zander Campos da Silva (Cannes Publicidade). No ano de 2001, concluídos os procedimentos, a Abap Goiás foi efetivamente fundada, tendo como presidente Aílso Braz Correa (AB Correa). Devido ao seu falecimento alguns meses depois, a gestão 2001/2003 foi presidida por Marco Antonio Chuahy (Unidade). O mesmo foi reeleito para as gestões 2003/2005 e 2005/2007. Para as gestões 2007/2009 e 2009/2011 ocupou a presidência da Entidade Wilson Rodrigues de Souza (DMW Propaganda). Nos mandatos 2011/2013 e 2013/2015, Zander Campos da Silva Júnior (Cannes Publicidade) presidiu a ABAP/GO, retornando na gestão 2017/2019. No biênio 2015/2017, a Associação foi presidida por Marco Antonio de Pádua Siqueira (AMP). Em 4/12/2012, a ABAP/GO inaugurou sua sede, através de campanha realizada entre as associadas. Em 2013, liderou o grupo de entidades do setor para a formalização do Fórum Permanente da Indústria da Comunicação, ForCom-Goiás , reunindo associações e sindicatos das agências, veículos e fornecedores especializados. Em 4/12/2017, a ABAP/GO lançou o Programa Start Goiás (www.programaestartgoias.com.br) e realizou as edições do Prêmio ABAP Sustentabilidade em 2014 (GO) e em 2018 (TO). Para o biênio 2019/2021, foi eleito presidente o publicitário Frederico Bruno P. Parma (ZF Comunicação)

EX-PRESIDENTES

Confira quem já ocupou a presidência da Abap/GO em outras gestões
Ailso Braz Correa

Presidente ano 2001

Marco Antônio Chuahy

Presidente 2001-2003 / 2003-2005 / 2005-2007

Wilson Rodrigues de Souza

Presidente 2007-2009 / 2009-2011

Zander Campos da Silva Júnior

Presidente 2011-2013 / 2013-2015 / 2017-2019

Marco Antônio Siqueira de Pádua

Presidente 2015-2017

Meta 1.
Ampliação do número de Associadas no Capítulo, trabalhando para reativar filiações do passado e sensibilizando novas adesões.


Meta 2.
Ampliar serviços oferecidos através da sede física do Capítulo, inaugurada na gestão 2011/2013.


Meta 3.
Ampliação da frequência de contatos e informações através de newsletters semanais; difusão de informações relevantes; report das reuniões nacionais; balancetes mensais; identificar novas demandas e serviços a serem ofertados.


Meta 4.
Fortalecer a integração com o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação-Goiás (FORCOM-GO) ampliando o leque de relacionamentos, participando como interlocutora líder.


Meta 5.
Realizar em Goiânia uma Reunião Nacional da entidade no biênio 2017/2019.


Meta 6.
Realizar convênios para aquisição de bens e serviços às associadas no âmbito de insumos, softwares, serviços gerais comuns ao setor, informática, emprego, estágio e outros.


Meta 7.
Aumentar a iniciativa de ações valorizando a classe e o negócio da propaganda, além do que já se faz em datas pontuais, ampliando-as para o calendário permanente.


Meta 8.
Dar mais visibilidade à Lei 12.232/2010 e provocar aumento deste mercado realizando seminários com entidades diversas, fomentando novos editais junto aos municípios.


Meta 9.
Atualizar permanentemente o site e trabalhar para que seja um portal de referência e consultas de dados relevantes e outros aplicativos.


Meta 10.
Reunir a memória da entidade em documentação e acervos apropriados, compilando documentos de gestões passadas e a criação do Museu da Propaganda Goiana.

DIRETORIA 2019-2021

Conheça a atual gestão

Frederico Bruno P. Parma

Presidente

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso -, com Planejamento em Propaganda pela ESPM/SP - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua no mercado desde 1997 e já desenvolveu projetos para clientes como Ambev, Energisa, GM do Brasil, Coca-Cola, Atacadão, Grupo Petrópolis, Unic, entre outros. Em maio de 2004, entrou para o time equipe da ZF Comunicação. Virou sócio em 2009 e hoje é responsável pelas áreas de Planejamento e Direção Executiva da agência. É um dos mais premiados publicitários do mercado regional - eleito Profissional do Ano por 5 vezes no Prêmio Gazeta de Comunicação de Mato Grosso – e já fez parte do júri de vários prêmios de propaganda, entre eles o Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. Palestrante da área de Propaganda, é sempre convidado por diversas universidades, entidades e eventos. Atua também no Marketing Político e Eleitoral, já tendo em seu currículo campanhas vitoriosas para Prefeito, Deputado Federal e Senador da República, além de várias vitórias para presidências de entidades – como a OAB e CRO. Em 2018, estruturou a abertura da filial da ZF Comunicação em Goiânia, com equipe de profissionais 100% local. Fez parte da diretoria da ABAP Mato Grosso - Associação Brasileira das Agências de Publicidade, como Diretor Financeiro, em 2017 e 2018. Em 2019, foi eleito presidente da ABAP Goiás com o desafio de valorizar o trabalho criativo das agências e movimentar o mercado.

[email protected]

Rosenwal Ferreira

Diretor Administrativo e Financeiro

Rosenwal Ferreira é graduado em Comunicação Social (Rádio, Jornal e Televisão) na prestigiada Cásper Líbero de São Paulo. Realizou cursos de pós-graduação em Marketing e Publicidade nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. Atuou como jornalista nos principais veículos de comunicação de São Paulo, bem como em várias agências de publicidade no Brasil e nos Estados Unidos. Foi Coordenador de Marketing da Organização Jaime Câmara. Diretor de Marketing por 15 anos do Grupo Cical, e Diretor de Marketing da Standart Delivery Inc. no Michigan (USA). Atualmente é proprietário da RR Assessoria de Marketing e Comunicações Ltda, agência que atende mais de 25 clientes. Escreve todas as quintas-feiras como articulista no Jornal Diário da Manhã. É, há mais de 15 anos, comentarista político e econômico do Jornal do Meio Dia da TV Serra Dourada. É âncora, tanto na televisão quanto no rádio. Está no programa "Opinião em Debate", às quintas-feiras, no horário nobre da TBC Cultura. Na Rádio Sucesso (98,3 FM), apresenta de segunda a sexta, das 18h às 19h, o Jornal da Sucesso, programa que conta com mais de 18 debatedores que participam em rodízio. Às quartas-feiras apresenta, juntamente com Aurélia Guilherme e Debret, o programa "Hoje" na Metrópole.

[email protected]

Joel Fraga Borges

Diretor de Relações Interassociativas

Sócio-fundador e diretor geral da Casa Brasil Comunicação Estratégica, atual Agência .Casa. Publicitário, formado em Administração de Empresas pela Faculdade Anhanguera/GO com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Narrador esportivo no período de 1970 a 2010. Diretor de esportes e apresentador de telejornais da Televisão Anhanguera (afiliada da Rede Globo em Goiânia) entre 1981 e 1994. Diretor do jornal Tribuna do Planalto em 2008. Atua em agências de publicidade desde 1992, tendo trabalhado nas áreas de atendimento e planejamento nas agências: Eventus Comunicação, Mito Publicidade e Lima & Fraga Comunicação. Foi Presidente do SINAPRO/GO no período de 1998 a 2001. Foi Diretor da ABAP/GO nas gestões 2013/2015, 2015/2017 e 2017/2019.

[email protected]

Diretor de Relações com o Mercado

[email protected]